PORTAL RIO MADEIRA – A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta terça-feira (21), a operação “Ilusion – Fase Falso Plantão”, com o objetivo de desarticular um suposto esquema de falsos plantões médicos no município de Costa Marques, região do Vale do Guaporé. A ação foi coordenada pela Delegacia de Costa Marques, com apoio da Delegacia Regional de São Miguel do Guaporé.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os policiais civis realizaram buscas em órgãos públicos da Prefeitura de Costa Marques, entre eles a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Municipal, onde foram apreendidos documentos, celulares e equipamentos eletrônicos. Todo o material será submetido à perícia técnica para embasar as investigações.
Segundo informações da Polícia Civil, os levantamentos apontam que médicos contratados pelo município simulavam plantões e viagens, recebendo pagamentos indevidos por serviços que nunca foram realizados. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 1 milhão, entre junho de 2024 e maio de 2025.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, peculato e organização criminosa. A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que novas medidas judiciais podem ser adotadas nos próximos dias para aprofundar a apuração e identificar outros possíveis participantes do esquema.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira


