PORTAL RIO MADEIRA – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que, na manhã desta terça-feira (10), a BR-364 foi totalmente interditada no quilômetro 563, nas proximidades do trevo de acesso ao município de Cujubim, em Rondônia. O bloqueio foi causado por uma manifestação organizada pela Associação dos Produtores Rurais Independentes da Amazônia.
O grupo protesta contra o decreto que criou a Estação Ecológica Soldado da Borracha, e também exige a definição do zoneamento socioeconômico e ambiental no setor Manóa, incluindo as glebas Jacundá e Rio Preto. Os manifestantes cobram ainda um parecer jurídico da CPI das Reservas ao Ministério Público, bem como a liberação dos Guias de Trânsito Animal (GTA), entre outros pontos.
De acordo com a PRF, ainda não há previsão para a liberação completa da via. A corporação está em tratativas com os manifestantes para garantir a passagem de veículos, mesmo que de forma intercalada. Estão autorizados a circular pelo trecho interditado apenas veículos de emergência, transportes de cargas perecíveis e de animais vivos.
A PRF orienta os motoristas a evitarem a região até a normalização do tráfego e reforça seu compromisso com a segurança viária. A situação segue sendo monitorada pelas autoridades.