PORTAL RIO MADEIRA – A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) está finalizando a montagem de seu estande na 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que ocorre entre os dias 26 e 31 de maio, no parque de exposições em Ji-Paraná. O local vai reunir vitrines tecnológicas que apresentam os principais programas do Governo de Rondônia voltados à agricultura familiar.
Demonstrações práticas e recepção com café da manhã
No estande, o público será recebido com um café da manhã especial e poderá acompanhar demonstrações de tecnologias de produção vegetal e animal, com base em práticas sustentáveis. De acordo com a organização, a estrutura foi planejada para receber até duas mil pessoas por dia, oferecendo experiências educativas e interativas aos visitantes.
Tecnologias sustentáveis em destaque
Entre os destaques do espaço está a estação agroecológica, onde será demonstrado o funcionamento de um biodigestor, que transforma resíduos orgânicos em biofertilizante e produz biogás, uma fonte de energia limpa e acessível. O público também poderá conhecer modelos modernos de cultivo protegido de hortaliças, utilizando estruturas cobertas com filmes plásticos que contêm aditivos anti-UV, permitindo maior controle da temperatura e uso de sistemas como a hidroponia.
Preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas
A programação inclui ainda a apresentação de sistemas agroflorestais, utilizados na recuperação de áreas degradadas e de matas ciliares. Os visitantes também poderão conhecer iniciativas de proteção de nascentes, feitas com uso de pedras e florestamento das margens dos cursos d’água, além de práticas de enriquecimento florestal com espécies nativas de valor econômico.
Produção animal e manejo de recursos
A pecuária também estará representada entre as vitrines, com demonstrações sobre o manejo de grandes e pequenos animais. Técnicos da Emater-RO vão apresentar o programa Peixe Saudável, com técnicas de controle de parasitas e análise da qualidade da água na piscicultura. A produção de leite será contemplada por meio do projeto Consultec, com enfoque no manejo de forragens e nutrição animal, demonstrado por parcelas de cultivo de capiaçu e capim curumim.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira