PORTAL RIO MADEIRA – Moradores de Porto Velho foram pegos de surpresa neste sábado (20) ao receberem no celular uma mensagem da Defesa Civil que dizia: “Demonstração do novo sistema de alerta de emergência em Rondônia. Mais informações, consulte o site da Defesa Civil Alerta”.
A ação, em caráter de demonstração, faz parte da implantação do novo Sistema Defesa Civil Alerta, que utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular. O teste está sendo realizado simultaneamente em quatro cidades rondonienses: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
O objetivo é complementar as ferramentas já existentes de aviso e alerta, prevenindo os impactos de desastres naturais ou tecnológicos. Por meio do sistema, mensagens claras e diretas serão enviadas às pessoas em áreas de risco iminente, como enchentes, alagamentos, enxurradas, vendavais, deslizamentos de terra e chuvas de granizo.
A transmissão é feita pela tecnologia conhecida como “Alerta de Emergência Sem Fio”, que envia mensagens diretamente aos aparelhos celulares, mesmo que estejam em uso. Em casos de maior gravidade, o aviso poderá ser acompanhado de um sinal sonoro semelhante a uma sirene.
De acordo com o governador Marcos Rocha, a iniciativa é fundamental para salvar vidas, especialmente da população que vive próxima aos rios ou em regiões com maior vulnerabilidade a fenômenos climáticos.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, reforçou que a ação ocorre em todo o Brasil e é coordenada pela Defesa Civil Nacional, em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “O alerta chegará a todos os dispositivos compatíveis localizados em áreas de cobertura 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio”, destacou.
A Defesa Civil lembra que a ação realizada neste sábado é apenas uma demonstração. Em casos reais de emergência, o sistema será usado para orientar a população e reduzir riscos.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira


