PORTAL RIO MADEIRA – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o pedido de urgência para o projeto que concede anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O placar foi de 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções.
A decisão ocorre após meses de impasse e forte pressão da oposição, que articula a proposta como forma de alcançar também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana a mais de 27 anos de prisão por participação em plano de golpe de Estado.
Com a urgência aprovada, o projeto ganha prioridade e pode ser votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu o requerimento como único item da pauta da sessão de quarta-feira, após reunião com líderes partidários.
Em publicação nas redes sociais, Motta disse que “o Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito” e que agora cabe ao plenário, soberano, decidir sobre o mérito da proposta. Ele também anunciou que escolherá um relator para apresentar um substitutivo capaz de obter maioria na Casa. O nome será definido nesta quinta-feira (18).
A aprovação da urgência marca um avanço significativo da oposição e abre caminho para que a proposta seja analisada ainda este mês no plenário.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira