PORTAL RIO MADEIRA – O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protagonizou uma gafe durante a sessão de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizada nesta terça-feira (26).
Ao comentar uma declaração recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar confundiu os termos “racismo” e “homofobia”.
“Eu fiquei desapontado com a homofobia deste presidente do Brasil em dizer que negro e sem dente”, afirmou Chrisóstomo, sendo imediatamente corrigido por colegas. Em seguida, reformulou: “Racismo, aliás, em dizer que negro sem dente não pode aparecer para o mundo. Eu fiquei desestabilizado. O racismo total imposto por esse presidente aos negros”, declarou, visivelmente exaltado.
A fala de Lula aconteceu no sábado (23), durante um evento em Sorocaba (SP). O petista criticou uma fotografia utilizada em campanha publicitária do governo federal que seria divulgada na Europa, a qual mostrava um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”.
Em nota, o Ministério da Igualdade Racial explicou que o presidente apenas expôs o preconceito presente na escolha da imagem e ressaltou que a declaração está vinculada à retomada do programa Brasil Sorridente, voltado a ampliar o acesso da população a tratamentos odontológicos.
Foto/Reprodução: TV Senado
Fonte: Portal Rio Madeira/Câmara dos Deputados
 
			 
                                
 
                                
