PORTAL RIO MADEIRA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve seu cartão de crédito bloqueado pelo Banco do Brasil em cumprimento à chamada Lei Magnitsky, aplicada pelo governo dos Estados Unidos por suposta violação de direitos humanos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela Gazeta do Povo.
Segundo apuração, o bloqueio ocorreu devido à bandeira americana operadora do cartão, sujeita às leis dos EUA. Como alternativa, o Banco do Brasil teria oferecido a Moraes um cartão da Elo, bandeira brasileira controlada pelo próprio banco, em parceria com Bradesco e Caixa.
Representantes de bancos presentes em um evento em São Paulo na véspera evitaram comentar os impactos da aplicação da Lei Magnitsky no sistema financeiro brasileiro.
Na última terça-feira (19), o Banco do Brasil divulgou nota reforçando que atua em conformidade com a legislação nacional, normas internacionais e regulações dos mais de 20 países onde mantém operações.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira