PORTAL RIO MADEIRA – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que o Consórcio Mamoré venceu a licitação para construir a ponte internacional que vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. O empreendimento terá 1,22 km de extensão e passará sobre o rio Mamoré.
A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e integra um acordo histórico entre os dois países, firmado há mais de 100 anos. A licitação, suspensa temporariamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2023, foi retomada e teve valor final fixado em R$ 421 milhões.
O contrato contempla a elaboração dos projetos básico e executivo, além da construção da ponte, acessos e do complexo de fronteira. O prazo para o início das obras, segundo o Ministério dos Transportes, é de até seis meses após a assinatura do contrato, com conclusão estimada entre dois anos e meio e três anos.
A ponte binacional terá papel estratégico na integração logística entre o Brasil e o Pacífico, com potencial para fortalecer o comércio entre Rondônia e a Bolívia. O país vizinho é um importante fornecedor de produtos como lítio, sal mineral para pecuária e insumos agrícolas, além de abrir novas rotas de exportação para mercados do Chile e do Peru.
A assinatura do edital ocorreu em 2023, em Brasília, com participação do ministro dos Transportes, Renan Filho, autoridades bolivianas e parlamentares de Rondônia.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira