PORTAL RIO MADEIRA – O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia, engenheiro André Lima dos Santos, confirmou que a reestruturação das pontes sobre o rio Candeias segue dentro do cronograma previsto. As estruturas estão localizadas no km 693 da BR-364, entre os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.
De acordo com André, nesta primeira fase está sendo realizado o reforço interno da estrutura da ponte mais nova, com recuperação do eixo danificado. Por conta disso, o trânsito continua operando em sistema ‘pare e siga’, que deve durar entre 30 e 40 dias.
Paralelamente, avança a construção da nova fundação que sustentará os pilares do sistema extradossado, técnica moderna que utiliza cabos de aço para reforço estrutural. Já a ponte mais antiga permanece totalmente interditada, sem impacto direto no tráfego, pois não está sendo utilizada para circulação de veículos.
A previsão é que ambas as pontes sejam concluídas em até um ano, transformando-se em novo cartão postal do estado.
A concretagem será realizada na madrugada de sexta-feira (27), e a ponte estará fechada para caminhões de carga das 21h de sexta às 15h de domingo (29). Veículos leves, ambulâncias e ônibus poderão trafegar normalmente durante a cura do concreto.
As obras fazem parte de um pacote de investimentos que inclui também a ponte do rio Jacutinga, próxima à entrada da Usina de Samuel. O valor total do contrato ultrapassa R$ 110 milhões, sendo que R$ 60 milhões já estão disponíveis na conta do DNIT em Rondônia. O restante será liberado de forma escalonada, conforme o avanço físico das obras.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira