PORTAL RIO MADEIRA – Com o objetivo de ampliar a transparência e garantir a conformidade ambiental dos serviços prestados à população, os vereadores Dr. Breno Mendes (Avante), Dr. Santana (PRD), Fernando Silva (Republicanos), Thiago Tezzari (PSDB), Wanoel Martins (PSD) e Zé Paroca (Avante) participaram de uma visita técnica ao Ecoparque de Porto Velho, nesta quarta-feira (16). A atividade contou com o acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) e do secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Miguel.
Visita institucional reforça fiscalização legislativa
Durante a visita guiada às instalações do empreendimento, os parlamentares puderam conhecer detalhadamente as etapas do tratamento e da destinação final dos resíduos sólidos da capital. A agenda teve como foco principal o acompanhamento in loco das operações e a verificação das práticas ambientais adotadas pelo empreendimento, em conformidade com a legislação.
O grupo percorreu as estruturas da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e acompanhou de perto os cuidados técnicos e operacionais adotados diariamente. A visita foi conduzida pelo gerente operacional do Ecoparque, Rodrigo Aguiar, que destacou a importância da presença dos vereadores: “Essa visita é importante para que os representantes públicos vejam de perto como o trabalho aqui é conduzido, com responsabilidade, técnica e em conformidade com todas as exigências legais”, afirmou.
Parlamentares atuam em favor da transparência ambiental
A visita técnica ocorre em um momento estratégico para esclarecimentos públicos. Diante de rumores envolvendo supostas irregularidades, os vereadores fizeram questão de acompanhar as operações e reafirmar o papel de fiscalização do legislativo municipal.
A consultora comercial do Ecoparque, Paula Caroline Silva, valorizou a iniciativa dos parlamentares e a abertura ao diálogo: “A visita de hoje reforça nosso compromisso com a transparência e a sustentabilidade. Estamos sempre à disposição para mostrar o trabalho sério que realizamos no Ecoparque, que tem um papel fundamental na gestão de resíduos e na preservação do meio ambiente.”
Os vereadores presentes destacaram que o Legislativo seguirá acompanhando e cobrando o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fortalecendo o papel institucional de garantir que as operações ocorram de forma técnica e responsável, com benefícios diretos à população.
Modelo sustentável de gestão de resíduos
O Ecoparque, instalado em um aterro sanitário privado, representa uma solução moderna e eficaz para os desafios da destinação de resíduos em Porto Velho. Com capacidade para receber cerca de mil toneladas diárias, a CTR segue modelos de sucesso implementados em Jaboatão dos Guararapes (PE) e Paulínia (SP).
Entre os planos futuros da unidade, estão a exploração de biogás, geração de energia renovável, produção de biometano, recuperação de recicláveis e créditos de carbono.
A iniciativa reforça o papel fiscalizador dos parlamentares e o compromisso da gestão ambiental com um futuro mais sustentável para a capital.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira