PORTAL RIO MADEIRA – Uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) e o Sebrae/PR está permitindo que criadores de bovinos do Paraná e Rio Grande do Sul tenham acesso a avaliações genômicas com redução de 70% nos custos. A ação é voltada para animais das raças Angus, Brangus e Ultrablack, e ainda não contempla estados da região Norte, como Rondônia.
Subsídio reduz custo e facilita acesso ao melhoramento genético
Com o incentivo, o valor da avaliação completa passa a ser de R$ 45,50, com prazo de até 60 dias para a entrega dos resultados. Esses dados são integrados ao Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) ou a outro programa de preferência do criador.
A iniciativa busca incentivar a seleção genética de animais com base em dados mais precisos, permitindo decisões mais eficientes na reprodução e no manejo do rebanho.
Projeto é regional e ainda não alcança produtores rondonienses
De acordo com a coordenadora de projetos técnicos da ABB, Ândrea Plotzki Reis, o benefício está, neste momento, restrito aos pecuaristas dos estados do Sul, com apoio do Sebrae/PR e Sebrae/RS. Ainda não há previsão de expansão para outras regiões, como o Norte do país.
A profissional destaca que essas ações podem servir como modelo para futuras parcerias em outros estados, mas os produtores de Rondônia ainda não são atendidos por essa política de subsídio.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira