PORTAL RIO MADEIRA – Um grupo de doze prefeitos de diferentes municípios de Rondônia convocou uma Assembleia Geral Extraordinária da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) para tratar da destituição da diretoria e eleição de novos membros. A reunião está marcada para a próxima quarta-feira (3), às 18h, e ocorrerá de forma híbrida, sendo presencialmente no escritório do advogado Nelson Canedo, em Porto Velho, e também com transmissão online.
Edital prevê mudanças na administração
A convocação foi formalizada por meio de edital publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, assinada pelos gestores municipais de Vale do Anari, Itapuã do Oeste, Vale do Paraíso, Rio Crespo, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Nova União, Urupá, Alvorada d’Oeste, Castanheiras, Primavera de Rondônia e São Miguel do Guaporé. Entre os argumentos apresentados, os prefeitos alegam “inobservância dos deveres estatutários de transparência” e “descumprimento de obrigações institucionais” por parte da atual diretoria.
Debates sobre legalidade e impacto na entidade
A iniciativa gerou discussão entre líderes municipais e especialistas jurídicos sobre a legalidade do processo. Segundo o estatuto da AROM, uma destituição desse porte requer a observância de quórum especial para deliberação. Caso haja questionamentos sobre a regularidade da convocação e do processo, a medida poderá ser contestada judicialmente.
Próximos passos e decisões
A reunião seguirá os trâmites definidos no edital, com primeira chamada às 18h e segunda às 18h30. Os prefeitos adimplentes terão direito a voz e voto na deliberação, e a condução dos trabalhos será feita por um dos signatários escolhidos no momento do encontro. Caso a destituição seja aprovada, uma nova eleição para a composição da diretoria será realizada.
Foto/Reprodução: imagens da internet / ilustrativa
Fonte: Portal Rio Madeira