PORTAL RIO MADEIRA – O governo federal realizará, na próxima quinta-feira (27), em São Paulo, o leilão da concessão da BR-364, abrangendo o trecho entre Porto Velho e Vilhena. A iniciativa faz parte do programa de concessões rodoviárias previsto para 2025 e tem como objetivo a modernização da rodovia, incluindo duplicações, manutenção e infraestrutura de apoio.
Investimentos e melhorias na rodovia
O contrato de 30 anos prevê investimentos na ordem de R$ 6,53 bilhões, destinados a obras estruturantes para a melhoria da trafegabilidade e segurança da via. Outros R$ 3,9 bilhões serão aplicados na manutenção do trecho, totalizando um montante de R$ 10,4 bilhões para o projeto. A proposta inclui a duplicação de 100 km da rodovia, construção de segundas pistas laterais em alguns trechos, além da instalação de infraestrutura de apoio para condutores e transportadoras.
Inclusão do anel viário Expresso Porto
Entre as obras contempladas na concessão está o anel

viário Expresso Porto, uma ligação estratégica entre a BR-364 e os novos portos da capital. O trecho terá 34,4 km de infraestrutura para desviar o fluxo de caminhões carregados do perímetro urbano de Porto Velho, reduzindo congestionamentos e riscos de acidentes. A interligação beneficiará terminais portuários no Baixo Madeira, como os terminais Amaggi (Portochuelo) e Bertolini (Cujubim), além de conectar a Estrada da Penal (RO-005).
Pedágios e debates sobre a concessão
A concessão prevê a instalação de sete praças de pedágio, distribuídas ao longo do trecho, com uma delas localizada nas proximidades de Candeias do Jamari. O modelo de arrecadação e o período de retorno do investimento têm sido temas de debate entre parlamentares e setores da sociedade. Enquanto alguns defendem os benefícios estruturais, outros questionam a realização de audiências públicas, alegando baixa participação da população nas decisões sobre o projeto.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira