PORTAL RIO MADEIRA – A Nasa acompanha de perto o asteroide 2024 YR4, que tem uma chance estimada de 3,1% de colidir com a Terra em 2032. O objeto, detectado pelo sistema de alerta de impacto terrestre no Chile, pode ter entre 40 e 91 metros de diâmetro e viaja a uma velocidade aproximada de 61.000 km/h.
Aumento na probabilidade de impacto
Desde sua descoberta, em dezembro de 2024, a estimativa de impacto aumentou de 1,2% para 3,1% (ou 1 em 32). Segundo a Nasa, até o momento, nenhum outro asteroide conhecido apresenta uma probabilidade de impacto superior a 1%. No entanto, os pesquisadores acreditam que novos dados podem reduzir ou até descartar esse risco.
Monitoramento contínuo
O asteroide permanecerá visível para telescópios terrestres até abril de 2025, mas se tornará fraco demais para ser detectado a partir de junho de 2028. Em março deste ano, o Telescópio Espacial James Webb realizará observações para obter medições mais precisas sobre o tamanho e a trajetória do objeto.
Impacto local, mas sem ameaça global
Embora um impacto desse asteroide possa causar danos locais significativos, especialistas afirmam que ele não representa uma ameaça global, diferentemente de asteroides de dimensões muito maiores. A Nasa segue analisando sua órbita para avaliar se a probabilidade de colisão continuará aumentando ou se poderá ser descartada.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira