PORTAL RIO MADEIRA – A crise de violência que assola Rondônia ganhou novos contornos nesta semana, com declarações polêmicas do Secretário de Segurança Pública, Coronel Felipe Bernardo Vital, durante entrevista ao programa Papo de Redação, apresentado pelos Dinos na SIC TV. Sem poupar palavras, o secretário criticou duramente políticos e figuras públicas que, segundo ele, estão “se aproveitando da situação” para fazer politicagem.
Vital citou diretamente nomes como Sofia Andrade, que, conforme o secretário, chegou com documentos tarde demais para uma solicitação que já havia sido atendida pelo governo.
“Cadê os parlamentares?”
O tom subiu ainda mais quando Vital mencionou a ausência de apoio concreto por parte de senadores, deputados e vereadores. “Todo mundo tem algo a dizer, mas onde estavam quando precisávamos de ajuda real? Só sabem criticar sem propor nada. Nenhum senador, deputado estadual ou vereador trouxe soluções,” criticou.
Vital ainda foi além, citando um cabo da polícia militar e o ex-deputado Jesuíno Boabaid, acusando-os de “falar besteiras” e contribuir para o caos ao invés de colaborar para a resolução da crise.
“Estou pronto para sair, se for necessário”
Apesar de estar na linha de frente do combate à criminalidade, Vital demonstrou segurança sobre seu cargo, mas deixou claro que não tem apego à posição. “Se eu não estiver à altura do desafio, serei o primeiro a pedir que o governador coloque outra pessoa no meu lugar,” declarou, assumindo a responsabilidade pelo momento delicado.
Onda de violência e medidas em curso
Enquanto a segurança pública enfrenta ataques a ônibus e ameaças constantes, o governo estadual busca reforçar suas operações com o apoio da Força Nacional. Segundo Vital, as ações são parte de uma estratégia para desarticular facções criminosas que aterrorizam a população.
No entanto, o clima político e social segue tenso, com denúncias de oportunismo e críticas à lentidão em algumas decisões. A população espera respostas rápidas para restabelecer a ordem e segurança no estado.
Foto/Reprodução: SIC TV
Fonte: Portal Rio Madeira