Desde o início de novembro, cerca de 800 alunos de escolas estaduais em Porto Velho têm participado de palestras educativas promovidas pela Operação Hagnos, iniciativa que busca conscientizar crianças e adolescentes sobre violência sexual. A operação, que segue até o dia 29, integra o plano de Atuação Integrada do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e visa prevenir e reprimir crimes contra o público infantojuvenil.
Em Rondônia, a Polícia Militar, por meio da Coordenadoria de Atividades Sociais (CAS), tem visitado escolas públicas para transmitir informações de forma didática e distribuído materiais educativos. Durante as palestras, os estudantes recebem orientações sobre como identificar e denunciar situações de abuso ou violência, promovendo um ambiente mais seguro no espaço escolar. Instituições como as escolas Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Colégio Dom Pedro II (Bombeiro Militar), Colégio Tiradentes da Polícia Militar VII e Nossa Senhora do Amparo já foram contempladas.
Além das atividades preventivas, a Polícia Militar de Rondônia reforça a repressão aos crimes contra menores, com o cumprimento de mandados de prisão e intensificação do policiamento ostensivo e preventivo. A operação enfatiza a importância de unir esforços entre instituições de ensino e órgãos de segurança para reduzir os casos de violência no estado.
Foto/ Reprodução: PMRO
Fonte: Portal Rio Madeira