Na próxima quarta-feira, 13, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) dará mais um passo no esforço de democratizar o acesso à Justiça ao inaugurar novos Fóruns Digitais nos municípios de Monte Negro e Campo Novo de Rondônia. As cerimônias de inauguração contarão com a presença do presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, e do corregedor-geral de Justiça, desembargador Gilberto Batista, além de representantes das instituições parceiras e autoridades municipais e estaduais. O projeto, premiado pelo Innovare, visa facilitar o acesso jurídico a cidadãos de áreas distantes das sedes das comarcas de Ariquemes e Buritis.
Os novos fóruns foram construídos em terrenos doados pelas prefeituras e seguem o modelo arquitetônico das unidades já em funcionamento, com 342,62 m² de área construída e custo reduzido, utilizando tecnologia light Steel Frame. Esses espaços possibilitarão à população realizar atividades jurídicas como abertura de processos, audiências virtuais e consultas processuais. Além disso, diversas instituições, como Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça Federal, utilizarão a estrutura para atender ao público de maneira virtual, fortalecendo o compromisso com a cidadania e a inclusão.
Com essas inaugurações, Rondônia já soma seis Fóruns Digitais em operação, em localidades que incluem Mirante da Serra e Extrema de Rondônia, além das mais recentes, como Candeias do Jamari e Alto Paraíso. A expansão desse modelo demonstra o compromisso do TJRO com uma Justiça mais acessível, sustentável e adaptada às necessidades das comunidades distantes.
Foto/ Reprodução: TJRO
Fonte: Portal Rio Madeira