O estado de Rondônia registrou um aumento de 3,5% na abertura de novas empresas de janeiro a outubro de 2024, com um total de 22.936 negócios formalizados, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer). Esse número ultrapassa o total de 22.155 empresas abertas no mesmo período de 2023. A digitalização dos processos e as ações de incentivo ao empreendedorismo contribuíram para esse crescimento.
A Jucer, responsável pela formalização empresarial no estado, implementou uma plataforma digital, o “Empresa Fácil RO”, que permite a abertura de empresas de forma rápida, com um tempo médio de registro de 3 horas e 6 minutos. A integração com outros órgãos facilita os trâmites, simplificando o início das atividades empresariais. Além disso, programas de apoio e capacitação, como o Geração Emprego e a Feira do Empreendedor, auxiliam tanto na qualificação de trabalhadores quanto na divulgação de produtos e serviços locais.
Outras ações, como o “Hub.RO Coworking e Incubadora” e a plataforma “Rondônia Tem Tudo”, incentivam o desenvolvimento dos negócios locais e a conectividade com novos mercados. Essas iniciativas visam tornar o ambiente de negócios no estado mais atrativo, com suporte e acesso facilitado a microcrédito através do Proampe e ferramentas de geointeligência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.
Foto/ Reprodução: Secom – Governo de Rondônia
Fonte: Portal Rio Madeira