A 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná publicou um edital público permitindo que credores ou interessados assumam a gestão da fábrica Canaã Indústria de Laticínios Ltda, popularmente conhecida como Laticínios Tradição. A medida, determinada pelo juiz Carlos Antônio Chagas Júnior, tem o objetivo de sanar dívidas trabalhistas pendentes com aproximadamente 400 ex-trabalhadores da empresa. O edital foi publicado no último dia 23 de outubro e oferece um prazo de 10 dias para o envio de propostas de arrendamento.
Conforme explicou o juiz Chagas Júnior, a decisão foi tomada após a empresa não apresentar propostas concretas para resolver o pagamento das dívidas trabalhistas, apesar dos múltiplos prazos concedidos. A publicação do edital visa assegurar que a planta industrial continue em uso, de modo a contribuir para o pagamento das pendências trabalhistas acumuladas entre 2022 e 2024. Além de permitir o arrendamento, o edital abre a possibilidade para que os credores formem um consórcio, caso desejem assumir diretamente a administração da fábrica.
Durante uma inspeção judicial realizada em 18 de outubro, o juiz verificou que a infraestrutura da fábrica permanece conservada, contando com um extenso espaço fabril, propriedades residenciais de alto padrão e uma área rural chamada “Chácara”. A Justiça do Trabalho também está considerando a contratação de auditores para avaliar a planta, com o intuito de determinar seu valor de mercado e capacidade produtiva.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira