PORTAL RIO MADEIRA – A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, deflagrou nesta sexta-feira (24) a Operação Hefesto II, com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro e outros crimes ambientais no trecho do Rio Madeira que compreende os distritos de Aliança, São Carlos e Nazaré, em Porto Velho (RO).
Durante as diligências, os agentes identificaram dragas e balsas de médio e grande porte utilizadas na extração, o que, segundo a PF, demonstra atividade estruturada e com alta capacidade de exploração, diferente das práticas artesanais de garimpo.
Devido à impossibilidade de remoção das embarcações, 49 balsas e motores usados na atividade ilegal foram inutilizados no local. Também foram apreendidos aparelhos celulares e frascos de mercúrio, substância altamente tóxica e comumente usada no processamento clandestino do ouro.
Todo o material apreendido será catalogado e encaminhado conforme os procedimentos legais. As investigações agora se concentram em identificar os financiadores, operadores logísticos e receptadores do ouro extraído ilegalmente.
Os envolvidos poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e associação criminosa, entre outros delitos que possam ser comprovados ao longo das apurações.
Foto/Reprodução: Polícia Federal
Fonte: Portal Rio Madeira/Polícia Federal
 
			 
                                
 
                                
