PORTAL RIO MADEIRA – A Comissão Organizadora do Festival Folclórico Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim (RO), anunciou o adiamento da edição 2025 após consenso entre os representantes dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho. O evento, considerado a maior manifestação cultural de Rondônia, seria realizado em outubro, mas agora acontecerá de 12 a 17 de novembro, com o objetivo de assegurar mais tempo de preparação e qualidade para o espetáculo.
A decisão foi oficializada em ofício encaminhado à Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) na sexta-feira (3). A medida foi discutida com os presidentes das agremiações, que apontaram o adiamento como essencial para garantir recursos e melhores condições de trabalho aos grupos folclóricos.
De acordo com o secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, a mudança valoriza o protagonismo dos bois:
“Os verdadeiros artistas do Duelo na Fronteira são os integrantes das agremiações Flor do Campo e Malhadinho. Sem eles, não existe festival. Por isso, entendemos que o adiamento é fundamental para garantir a força cultural do evento e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento econômico e turístico de Guajará-Mirim. A Sejucel permanece ao lado das agremiações para que o povo rondoniense viva mais uma grande celebração cultural”.
Cronograma do Festival Duelo na Fronteira 2025:
-
12 e 13 de novembro (quarta e quinta-feira): Ensaios técnicos das agremiações;
-
14 de novembro (sexta-feira): Apresentação cultural da Bolívia, apresentação do Boi Mirim, apresentação do primeiro boi (sorteado) e show regional;
-
15 de novembro (sábado): Apresentação cultural da Bolívia, apresentação do Boi Mirim, apresentação do segundo boi (sorteado) e show regional;
-
16 de novembro (domingo): Apresentação dos dois bois no tradicional Duelo;
-
17 de novembro (segunda-feira): Apuração das notas e show regional de encerramento.
O Duelo na Fronteira movimenta anualmente milhares de pessoas e é reconhecido como um símbolo da identidade cultural amazônica, atraindo turistas, artistas e admiradores da cultura popular de todo o país.
Foto/Reprodução: Governo do Estado de Rondônia
Fonte: Portal Rio Madeira