PORTAL RIO MADEIRA – A comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (7) o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) sobre a Medida Provisória 1303/25, que aumenta impostos para compensar a revogação do decreto do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A aprovação ocorreu em votação apertada, com 13 votos favoráveis e 12 contrários.
A MP é considerada essencial para o equilíbrio fiscal de 2026, e o governo Lula (PT) teve de aceitar a desidratação do texto para garantir sua aprovação. O objetivo inicial era gerar impacto de R$ 35 bilhões — entre arrecadação e renúncia fiscal —, mas o novo relatório reduz essa projeção para R$ 15 bilhões.
O Executivo agora corre contra o tempo para aprovar a medida nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, já que a MP perde validade às 23h59 desta quarta-feira (8). Caso não seja votada, o governo deixará de contar com uma importante ferramenta para reforçar o caixa e manter o equilíbrio das contas públicas no próximo ano.
Foto/Reprodução: TV Senado
Fonte: Portal Rio Madeira