PORTAL RIO MADEIRA – Rondônia terá forte participação no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), com 8.051 candidatos confirmados para a prova objetiva que será aplicada no próximo domingo (5/10) em quatro cidades do estado: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena.
De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e execução da FGV, Rondônia representa 1,06% do total de inscritos no país, que somam mais de 761 mil candidatos.
O maior polo de aplicação será no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho, com 1.865 candidatos, enquanto o bloco mais concorrido no estado é o de Administração (Bloco 5), com 2.042 inscritos.
Diversidade e inclusão
O CPNU 2 também reforça políticas afirmativas em Rondônia, com 2.189 candidatos negros, 93 indígenas, 28 quilombolas e 368 pessoas com deficiência entre os participantes.
Estrutura
As provas contarão com 18 locais de aplicação em Rondônia, com apoio logístico de instituições de ensino e forças de segurança estaduais. Os portões serão fechados às 11h30 no horário local, devido ao fuso de uma hora em relação a Brasília.
Vagas
Entre as oportunidades específicas para Rondônia está a função de Engenheiro Agrônomo no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais em todo o país. A primeira lista de classificados será divulgada em 20 de fevereiro de 2026.
Foto/Reprodução: Metrópoles
Fonte: Portal Rio Madeira