PORTAL RIO MADEIRA – A tradicional locomotiva 18 da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) voltou a apitar dentro do complexo histórico em Porto Velho. O retorno da Maria Fumaça será um dos pontos altos das festividades pelos 111 anos da capital rondoniense, no próximo dia 2 de outubro.
Segundo o prefeito, a máquina deve percorrer cerca de 40 metros até o pátio central, após ajustes que garantem o funcionamento seguro, embora ainda sem o transporte de passageiros.
“A gente está aqui na expectativa, ao mesmo tempo com certa apreensão, mas com otimismo de que a nossa Maria Fumaça saia daqui não somente a pitar, não somente a soltar fumaça pela caldeira, mas se desloque até o pátio central, que eu acredito ser o ápice da celebração dos 111 anos da nossa cidade”, declarou.
A reativação da locomotiva faz parte de um projeto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), iniciado em maio deste ano, que contou com profissionais de outros estados e peças trazidas de várias regiões do Brasil.
De acordo com o engenheiro mecânico Marlon Ilg, presidente da ABPF, várias peças precisaram ser refeitas, já que muitas haviam sido furtadas ao longo dos anos.
“A gente precisou fabricar peças do zero e montar um cronograma apertado, mas em 40 dias conseguimos avançar e temos confiança de que no dia 2 a locomotiva vai estar funcionando”, afirmou.
A volta da locomotiva 18 reforça o valor histórico da EFMM e promete emocionar moradores e visitantes durante as comemorações do aniversário da cidade.
Foto/Reprodução: Portal Rio Madeira
Fonte: Portal Rio Madeira