PORTAL RIO MADEIRA – O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) gerou polêmica ao defender, durante participação no podcast Redcast, a divisão do Brasil em dois blocos: Norte e Nordeste de um lado e os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul de outro.
Na proposta, as regiões do Norte e Nordeste passariam a formar o “Brasil do Norte”, enquanto as demais se uniriam no chamado “Brasil do Sul”.
A fala ocorreu na última quinta-feira (18/9), durante discussão sobre a desproporcionalidade entre número de senadores e a população dos estados brasileiros. Ao abordar o tema, Bilynskyj afirmou:
— “Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”.
O apresentador Junior Masters reagiu na hora, dizendo que a ideia seria “separatismo”. O deputado, então, respondeu:
— “Qual é o problema? Sabia que, historicamente, quanto maior a extensão territorial, maior a tendência à ditadura? Quanto menor o país, mais democrático ele é”, completou.
As declarações foram recebidas com críticas nas redes sociais, sendo vistas como uma afronta à unidade federativa garantida pela Constituição.
Foto/Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputado
Fonte: Portal Rio Madeira


