PORTAL RIO MADEIRA – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou nesta segunda-feira (22) denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o apresentador Paulo Renato Figueiredo Filho. Ambos são acusados de suposta prática de coação em processo judicial, com objetivo de interferir em procedimentos para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o próprio Figueiredo.
De acordo com a PGR, a denúncia é baseada em declarações públicas feitas em redes sociais e em informações extraídas de celulares apreendidos em operações autorizadas pelo STF. Segundo Gonet, os dois teriam cometido o crime previsto no artigo 344 do Código Penal, que trata do uso de violência ou grave ameaça para influenciar autoridades, partes ou envolvidos em investigações e julgamentos.
O material aponta que as ameaças foram “inequívocas e consistentes”, configurando tentativa de subordinar “os interesses da República e de toda a coletividade” a objetivos pessoais e familiares.
Apesar de mais de 40 menções ao nome de Jair Bolsonaro, o ex-presidente não consta na lista dos denunciados neste momento. O caso seguirá em análise no STF.
Foto/Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputado
Fonte: Portal Rio Madeira