PORTAL RIO MADEIRA – O julgamento da trama golpista será retomado nesta terça-feira (9), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), com sessões previstas também para quarta (10), quinta (11) e sexta (12). O processo envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.
Nesta semana, os ministros entram na fase de deliberações, começando pela análise das questões preliminares apresentadas pelas defesas. Entre os pontos contestados está a validade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Após essa etapa, o relator Alexandre de Moraes será o primeiro a votar. Na sequência, se manifestam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O julgamento será decidido por maioria simples.
As decisões possíveis vão desde a absolvição, que arquivaria o processo, até a condenação, com definição de penas que podem ultrapassar 40 anos de prisão, dependendo da participação de cada acusado. O relator apresenta a proposta de cálculo da pena, que pode ou não ser seguida pelos demais ministros.
Mesmo após a decisão final da turma, ainda caberão recursos dentro do próprio STF, o que pode prolongar a batalha judicial dos réus.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira