PORTAL RIO MADEIRA – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) restabeleceu, nesta sexta-feira (8), o tráfego nas duas faixas da ponte mais nova sobre o rio Candeias, localizada no km 693 da BR-364, em Candeias do Jamari (RO). A liberação ocorre após 98 dias de restrições, período em que o fluxo foi controlado pelo sistema “pare e siga” devido a obras emergenciais de reforço estrutural.
Histórico da interdição
Em janeiro de 2025, uma das pontes do trecho foi interditada após a constatação de fissuras que comprometiam sua segurança. O tráfego foi direcionado para a estrutura mais nova, que posteriormente também apresentou necessidade de intervenções e passou a funcionar com circulação alternada.
Serviços realizados
Entre as obras executadas pelo DNIT, estão a cravação de novas peças de sustentação, concretagem das paredes de diafragma com Concreto Auto-Adensável (CAA) — submetido a ensaio flow test de 65 cm — e preparação para receber sistema extradossado com cabos de aço e vigas protendidas, tecnologia utilizada para ampliar a rigidez e a capacidade de suporte da ponte.
Continuidade das ações
Segundo o DNIT, mesmo com a liberação total do tráfego, a estrutura seguirá em monitoramento e ajustes complementares serão realizados. O órgão também informou que dará sequência ao cronograma de recuperação de outras pontes e viadutos ao longo do trecho.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira