PORTAL RIO MADEIRA – A oposição no Senado atingiu a marca de 41 assinaturas e protocolou oficialmente o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O movimento ocorre após a determinação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vista pelos oposicionistas como abuso de autoridade.
A 41ª assinatura foi do senador Laércio Oliveira (PP-SE), que sacramentou o apoio necessário para formalizar o pedido nesta quinta-feira (7). O número representa o mínimo exigido para fortalecer politicamente o requerimento, mesmo que a abertura do processo dependa exclusivamente do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Com o pedido protocolado, os senadores bolsonaristas encerraram a obstrução dos trabalhos legislativos e desocuparam a Mesa Diretora da Casa. Agora, a estratégia se concentra em pressionar Alcolumbre a dar seguimento ao processo.
“Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, declarou o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN).
Apesar do avanço, a abertura do processo segue indefinida, já que Alcolumbre não sinalizou intenção de dar prosseguimento. Caso avance, são necessários 54 votos para afastar Moraes do cargo — algo ainda distante da realidade atual no Senado.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira


