PORTAL RIO MADEIRA – O estado de Rondônia registrou uma das maiores taxas de furtos e roubos de celulares na Região Norte em 2024, conforme apontado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada recentemente.
Com uma taxa de 657 ocorrências por 100 mil habitantes, Rondônia ficou atrás apenas do Amazonas (831) e do Amapá (709). Em números absolutos, foram mais de dois mil celulares subtraídos apenas neste ano.
A capital, Porto Velho, aparece em 6º lugar no ranking nacional das cidades com mais de 100 mil habitantes com maior número de furtos e roubos de aparelhos móveis, reforçando o cenário de insegurança urbana.
Apesar disso, o estado apresentou um avanço importante na recuperação dos equipamentos: 581 celulares foram devolvidos aos donos em 2024, contra 364 no ano anterior, um crescimento de mais de 59%.
Balanço nacional
O Brasil, no geral, registrou 374,7 mil roubos e 476,1 mil furtos de celulares no último ano. Em Rondônia, houve queda de 21,6% nos casos de roubo e redução de 10,9% na taxa total de ocorrências, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
A Polícia orienta a população a sempre registrar boletim de ocorrência e cadastrar o IMEI do aparelho no site Celular Seguro, ferramenta nacional de combate a crimes desse tipo.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira