PORTAL RIO MADEIRA – Após consolidar a concessão do trecho entre Porto Velho e Vilhena, o governo federal se prepara para lançar o edital de privatização da BR-364 entre Vilhena (RO) e Cuiabá (MT), no chamado Lote CN 3. A proposta marca o avanço do projeto Rota Agro Central, considerado um dos mais importantes corredores logísticos do Brasil.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu a análise da Audiência Pública nº 12/2021, encerrando a fase de participação social e autorizando a última etapa para oficializar a concessão dos 887,6 km da rodovia. O projeto prevê investimentos superiores a R$ 10 bilhões, com melhorias em segurança, fluidez e infraestrutura.
Segundo o diretor da ANTT, Lucas Asfor, relator do processo, o projeto foi aprimorado com base em mais de 110 manifestações públicas, o que, segundo ele, garante maior eficiência e aderência às demandas regionais.
Além de modernizar a malha viária entre Rondônia e Mato Grosso, o trecho beneficiará diretamente os setores de transporte de grãos, produção agropecuária e turismo, ligando polos econômicos a portos de exportação como o de Porto Velho, via hidrovia do rio Madeira.
O pacote de melhorias inclui travessias urbanas, contornos em áreas críticas, revisão da matriz de riscos e reestruturação da modelagem econômico-financeira. O Plano de Outorga será enviado ao Ministério dos Transportes, que ficará responsável pela publicação oficial do edital.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira/ANTT