PORTAL RIO MADEIRA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a partir de junho de 2025 será aplicada a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em todo o país, incluindo Rondônia. A medida estabelece uma cobrança adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos nas contas de energia elétrica.
Motivo da mudança na bandeira
Segundo a ANEEL, a decisão é motivada pela redução do volume de chuvas e consequente queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas. Diante desse cenário, o sistema elétrico nacional precisou acionar usinas termoelétricas, que apresentam custo de operação mais elevado.
A aplicação da bandeira tarifária busca repassar aos consumidores os custos extras decorrentes da geração por fontes mais onerosas, conforme previsto no modelo regulatório brasileiro.
Impacto em Rondônia
Embora Rondônia abrigue o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, que inclui as usinas de Jirau e Santo Antônio, com capacidade instalada superior a 7.300 megawatts, o estado não é isento dos reajustes. Isso ocorre porque a cobrança das bandeiras tarifárias é aplicada de forma nacional e padronizada, conforme o equilíbrio do sistema interligado.
A medida tem gerado questionamentos por parte da população local, que critica o aumento na conta de luz em um estado considerado grande produtor de energia elétrica.
Orientações ao consumidor
A ANEEL reforçou a importância do uso consciente da energia durante o período de bandeira vermelha. Entre as recomendações estão evitar o desperdício, reduzir o tempo de uso de equipamentos de alto consumo e adotar práticas de eficiência energética nas residências.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira