PORTAL RIO MADEIRA – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira (12) a contratação de Carlo Ancelotti como novo treinador da seleção brasileira masculina. O técnico de 65 anos assume o cargo deixado por Dorival Júnior, demitido em março após a derrota para a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Início imediato e preparação para as Eliminatórias
Ancelotti inicia seu trabalho à frente da seleção já na próxima semana. Entre as primeiras atividades está a definição da convocação preliminar para os duelos contra Equador e Paraguai, marcados para o próximo mês. Ele se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das seleções, e Juan, coordenador técnico, para fechar a lista de atletas.
O anúncio dos convocados está previsto para o dia 26, em evento no Brasil, segundo divulgou a entidade.
Contrato até o fim da Copa e foco na reconstrução da equipe
O vínculo entre a CBF e o treinador italiano é válido até o término da próxima Copa do Mundo. A meta principal será reestruturar a equipe nacional, que teve desempenho irregular nos últimos ciclos, tanto na Copa América quanto nas partidas pelas Eliminatórias sul-americanas.
Negociação longa e mudanças de planos
A chegada de Ancelotti representa o encerramento de uma negociação que se estendeu por mais de 40 dias. Desde 2022, ele era apontado como o nome preferido pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para substituir Tite. Na ocasião, devido ao contrato vigente com o Real Madrid, a entidade optou por soluções provisórias como Ramon Menezes e Fernando Diniz.
Com a demissão de Dorival Júnior e o fim do ciclo de Ancelotti na Espanha, a negociação foi retomada e finalizada neste mês. A CBF deixou de lado tratativas com outros nomes, como o português Jorge Jesus, para seguir com a escolha do italiano.
Último jogo pelo Real Madrid e nova fase na carreira
O último compromisso de Ancelotti no comando do Real Madrid foi a derrota por 4 a 3 para o Barcelona, resultado que praticamente tirou a equipe da briga pelo título espanhol. Após a saída do clube, ele agora se volta para o desafio de comandar a seleção brasileira no próximo Mundial.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira