PORTAL RIO MADEIRA – Na manhã desta quarta-feira (23), profissionais da educação municipal de Ananindeua (PA) bloquearam um trecho da BR-316, importante via de acesso à Região Metropolitana de Belém, em ato de protesto por reajuste salarial e avanços nas negociações com a gestão municipal.
A mobilização é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e integra a campanha salarial de 2025. Os manifestantes se concentraram inicialmente em frente à sede da Prefeitura de Ananindeua e, em seguida, seguiram até a rodovia, onde houve interdição parcial do tráfego.
Reivindicações da categoria
Os educadores cobram do prefeito Dr. Daniel (PSB) um reajuste de 10% acima do piso nacional do magistério, além da efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Segundo o Sintepp, a proposta inicial apresentada pelo Executivo municipal foi de 1,38%, posteriormente elevada para 3% acima do piso, mas ambas foram rejeitadas pela assembleia da categoria.
Diante da falta de consenso, os professores decidiram manter a contraproposta de 10% e aprovaram a decretação de Estado de Greve.
Ato causa congestionamentos
Durante o protesto, os manifestantes utilizaram faixas, cartazes e palavras de ordem para chamar atenção da sociedade e pressionar a prefeitura. A interdição na BR-316 causou lentidão e congestionamentos no trânsito da região, afetando principalmente o deslocamento de veículos no horário de pico da manhã.
Negociações continuam
O Sintepp informou que novas mobilizações poderão ocorrer nos próximos dias, caso não haja avanço nas tratativas com a gestão municipal. A prefeitura ainda não se manifestou publicamente sobre a manifestação desta quarta-feira.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira