PORTAL RIO MADEIRA – O Ministério da Saúde está intensificando ações para ampliar a cobertura vacinal no Brasil e conta com o apoio de diferentes setores da sociedade, incluindo líderes religiosos. Na última quinta-feira (27), o ministro Alexandre Padilha participou da Convenção Nacional das Assembleias de Deus – Ministério de Madureira (Conamad), em São Paulo, onde destacou a importância da imunização e do engajamento das comunidades religiosas na campanha nacional de vacinação.
Incentivo à imunização
Durante o evento, o ministro ressaltou a necessidade de manter altas coberturas vacinais para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no país, como a poliomielite. Ele reforçou que a vacinação é um compromisso coletivo e pediu o apoio das igrejas para incentivar a adesão da população às campanhas promovidas pelo governo.
A visita aconteceu na mesma semana em que o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. A campanha nacional de imunização está prevista para começar no dia 7 de abril, com foco nos grupos prioritários. Para 2025, já estão previstas 73,6 milhões de doses, sendo aproximadamente 20 milhões destinadas ao estado de São Paulo.
Ações para ampliar a vacinação
Nos últimos anos, o Brasil tem trabalhado para recuperar a confiança da população nas vacinas e ampliar a cobertura vacinal. Em 2024, o país deixou a lista das 20 nações com maior número de crianças não vacinadas, ranking no qual ocupava a 7ª posição em 2021, segundo dados da Unicef e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, foi possível recuperar o certificado de eliminação do sarampo como problema de saúde pública, título perdido em 2019.
Mobilização no futebol
Ainda em São Paulo, o Ministério da Saúde promoveu outra ação de incentivo à vacinação, desta vez em um evento esportivo. Antes da final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras, realizada na Neo Química Arena, o personagem Zé Gotinha entrou em campo para reforçar a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.
O ministro Alexandre Padilha acompanhou a mobilização e destacou que a vacinação permitiu a retomada de eventos com grande público. Ele ressaltou a importância da imunização na proteção coletiva e no combate a doenças evitáveis.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira