A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) emitiu um alerta devido aos baixos níveis de sangue disponíveis em seus hemocentros, agravados pelo período de férias, quando muitos doadores habituais estão ausentes. A entidade busca sensibilizar a população sobre a importância das doações, especialmente do tipo O Negativo, que é fundamental para pacientes em estado grave, como vítimas de acidentes e pessoas com doenças que necessitam de transfusões frequentes.
O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, reforçou a gravidade da situação e destacou a importância do envolvimento da comunidade. “A hemorrede estadual está enfrentando um momento desafiador, e contamos com o apoio da população para garantir que as doações sejam suficientes para atender à demanda de todos os municípios”, afirmou. Ele também lembrou que os interessados em doar devem atender a critérios básicos, como estar em boas condições de saúde, evitar sintomas gripais e apresentar documento oficial com foto.
As doações podem ser feitas nos hemocentros de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Na capital, a unidade coordenadora atende de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h. Além de ajudar a salvar vidas, doar sangue é um processo seguro e rápido, com cada doação podendo beneficiar até quatro pessoas.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira