O Governo de Rondônia lançou uma chamada pública para o Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena), voltado à compra de produtos agrícolas cultivados por comunidades indígenas do estado. A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) divulgou o edital no início de dezembro, por meio da edição nº 230 do Diário Oficial do Estado, detalhando as regras para inscrição de produtores interessados.
O PAA-Indígena é parte de uma estratégia nacional que combina o incentivo à agricultura familiar com ações para combater a fome e reduzir a pobreza. O programa permite a compra direta de alimentos, garantindo uma fonte de renda aos agricultores e promovendo o desenvolvimento sustentável. Em Rondônia, a iniciativa foi destacada como um marco para valorizar as práticas agrícolas tradicionais dos povos indígenas, segundo o governo estadual.
Para este ano, foram destinados R$ 2,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para financiar a compra de alimentos produzidos pelas comunidades indígenas. A distribuição dos alimentos será direcionada exclusivamente a essas populações, fortalecendo a segurança alimentar e econômica, sem comprometer a preservação cultural das comunidades. Interessados podem obter mais informações por meio do WhatsApp (69) 3212-8801.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira