O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para avaliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes em Rondônia entre 2019 e 2023. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) foi acionada para detalhar as ações implementadas nos casos em que os índices ficaram abaixo do ideal, bem como informar sobre protocolos específicos direcionados às escolas públicas e privadas para cobrança do cartão de vacinação.
Além disso, as secretarias de Educação do Estado e dos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Machadinho do Oeste deverão informar os procedimentos realizados para verificar a imunização dos alunos e como lidam com situações de ausência de vacinas. De acordo com o procurador da República Raphael Bevilaqua, a queda nos índices de vacinação registrada até 2022 exige atenção. Apesar da melhora em 2023, é essencial verificar a efetividade das políticas públicas.
A ação do MPF reforça a importância de proteger crianças e adolescentes contra doenças evitáveis, promovendo saúde coletiva e garantindo maior segurança para a comunidade escolar e familiar.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira