O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), tem intensificado ações de regularização fundiária urbana e rural, proporcionando impactos positivos para a vida das pessoas e o desenvolvimento econômico regional. Na manhã desta terça-feira (12), o secretário da Sepat, David Inácio, reuniu-se com o prefeito eleito de Guajará Mirim, Fábio Garcia, o vice-prefeito Ricardo Maia, o secretário Executivo Regional do Gabinete do Governador em Guajará Mirim (Serx), Coronel Flávio Derzete, além dos assessores Massud Badra e Xerxes Andrade, para discutir estratégias conjuntas de regularização fundiária no município.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que as ações de regularização fundiária representam um compromisso com a justiça social e o desenvolvimento sustentável. A iniciativa fortalece a economia estadual ao garantir segurança jurídica para os ocupantes, incentivando novos investimentos e proporcionando melhores condições de vida para a população. A parceria entre o Governo do Estado por meio da Sepat e o município de Guajará Mirim é um exemplo de trabalho colaborativo em prol de um Estado mais organizado e próspero para todos.
O secretário da Sepat, David Inácio afirmou que a regularização fundiária beneficia diretamente a vida dos cidadãos, proporcionando segurança jurídica, aumento do valor patrimonial dos imóveis e incentivando investimentos tanto na área rural quanto urbana e destacou o caráter municipalista da atual gestão do Governo do Estado e se colocou a disposição para colaborar com Guajará Mirim na resolução de questões fundiárias, essenciais para promover o desenvolvimento local e do Estado.
David mencionou que buscará parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para ações conjuntas na regularização de áreas rurais, em especial aquelas voltadas para pequenos agricultores e comunidades tradicionais. Esse trabalho em conjunto com o Incra, segundo o secretário, é fundamental para alcançar resultados ainda mais sólidos e abrangentes no campo da regularização fundiária rural.
Durante a reunião, Fábio Garcia destacou a importância da regularização fundiária para o crescimento de Guajará Mirim e reforçou seu compromisso em trabalhar alinhado com o Governo do Estado para impulsionar a segurança jurídica e o valor dos imóveis na região. O prefeito eleito ressaltou que a regularização fundiária será uma das prioridades de sua gestão, visando não apenas o fortalecimento da economia local, mas de toda a região que faz fronteira com a Bolívia.
Foto/ Reprodução: Assessoria
Fonte: Assessoria