A “Calçada Criativa”, novo espaço cultural e turístico inaugurado no centro de Porto Velho, foi alvo de furto e vandalismo poucos dias após sua inauguração. Localizada na rua Santos Dumont e projetada para integrar arte, lazer e cultura, a área teve um de seus bancos furtado e a pintura da calçada danificada, comprometendo o visual planejado para atrair visitantes e revitalizar o centro histórico. A Prefeitura de Porto Velho pediu apoio da população para denunciar os infratores e preservar o patrimônio público.
Para reforçar a segurança na área, a Prefeitura acionou forças de segurança pública, que estão trabalhando para identificar e responsabilizar os autores do furto e do ato de vandalismo. A população também é incentivada a colaborar, denunciando atitudes suspeitas. O local conecta a icônica Praça das Três Caixas d’Água à Praça Aluízio Ferreira, ambas representativas da história de Rondônia, ampliando o valor histórico e turístico do centro da cidade.
O projeto “Calçada Criativa”, coordenado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), visa proporcionar um espaço onde cultura, gastronomia, música ao vivo e arte coexistam, promovendo lazer e oportunidades de geração de renda por meio do projeto Giro Empreendedor. Segundo a secretária Glayce Bezerra, a calçada não só enriquece o turismo da cidade como também homenageia os povos indígenas e outros aspectos do patrimônio cultural local, reforçando a identidade histórica de Porto Velho.
Foto/ Reprodução: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fonte: Portal Rio Madeira