Uma onça-pintada e seu filhote foram flagrados atravessando o rio Guaporé, em Rondônia, numa tentativa de escapar de um incêndio florestal que avançava na região boliviana, próxima ao distrito Quilombola de Pedras Negras. O registro foi feito por uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que realizava uma fiscalização de rotina no início desta semana e ficou surpresa com a presença dos felinos em meio às águas.
Marcos Trindade, Coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, acompanhou o momento e afirmou que os incêndios florestais na fronteira têm forçado muitos animais a procurar abrigo seguro. “Foi uma surpresa e uma satisfação ver que a mãe e o filhote conseguiram atravessar o rio para uma área onde estão protegidos,” relatou. A cena reforça o impacto dos incêndios que, do lado boliviano e brasileiro, vêm modificando o comportamento e deslocamento da fauna local.
O biólogo Rafael Augusto Fonseca explicou que as onças-pintadas, especialmente na região do rio Guaporé, habitam áreas de ecótono, onde se encontram os biomas da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal. O especialista destaca que esses felinos têm grande adaptação a ambientes alagados, usando rios e lagoas como rotas de refúgio, especialmente em situações de perigo, como incêndios. Clique aqui para ver o vídeo desse momento emblemático, que reforça a importância de proteger essas áreas ricas em biodiversidade.
Foto/ Reprodução: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM)/ G1 RO
Fonte: Portal Rio Madeira