A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 7, a Operação Puritas, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso responsável por um esquema de tráfico de drogas interestadual que contava com a participação de policiais. Mais de 120 agentes federais cumpriram 30 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva nas cidades de Porto Velho, Vilhena, Ji-Paraná, além de localidades em sete outros estados, incluindo a Bahia, Ceará e São Paulo. A operação foi coordenada pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Rondônia.
As investigações começaram após apreensões de grandes carregamentos de cocaína, somando mais de 1.200 kg, em operações realizadas em Vilhena (RO), Canarana (MT) e Peritoró (MA). Foi revelado que policiais rodoviários federais, bem como membros das polícias militares da Bahia e Rondônia, colaboravam no transporte de drogas, principalmente com destino ao estado do Ceará. Durante a ação, foram apreendidos veículos ligados ao esquema criminoso e realizadas sete prisões em flagrante por posse ilegal de armas de fogo de grosso calibre.
Ao todo, a Polícia Federal identificou 26 pessoas envolvidas no esquema, que podem responder por crimes como tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A Corregedoria Geral da Polícia Rodoviária Federal foi parceira fundamental nas investigações, oferecendo apoio contínuo para o êxito da operação.
Foto/ Reprodução: PF
Fonte: Portal Rio Madeira