Entre os dias 25 e 27 de outubro e de 1º a 3 de novembro, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou a Operação “Silentium et Pax” em Porto Velho, visando conter a poluição sonora em locais denunciados pela população e pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO). A ação utilizou aparelhos para medir o nível de ruído, constatando valores acima dos 55 decibéis permitidos para áreas mistas no período noturno, segundo a Norma NBR 10.151/2019.
Durante a operação, foram apreendidas seis caixas de som, e duas pessoas foram detidas. Um dos estabelecimentos fiscalizados foi interditado, enquanto outro, sem licença ambiental para uso de som, foi embargado. Ao todo, as penalidades aplicadas somaram mais de R$ 200 mil em multas, reforçando a fiscalização contra poluição sonora na cidade.
De acordo com o comandante do BPA, tenente-coronel PM Adenilson Silva Chagas, a operação é uma ação importante para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população de Porto Velho, promovendo o cumprimento das normas ambientais e a paz nas áreas residenciais.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira