O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi anunciado como “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, desafiando candidatos a refletirem sobre a importância e os obstáculos na valorização das influências culturais africanas no país. Mais de 4,3 milhões de inscritos participam do exame em milhares de locais de aplicação distribuídos por todo o Brasil.
Especialistas como Daniela Toffoli, do Curso Anglo, avaliaram o tema como uma escolha impactante e não óbvia, uma característica já conhecida das redações do Enem. Felipe Rico, da Redação Nota 1000, observa que, embora o tema possa não ter sido amplamente previsto, ele permite uma abordagem variada, englobando aspectos religiosos, culturais e históricos. Para Danielle Capriolli, coordenadora de língua portuguesa da Escola Pueri Domus, a escolha do tema é extremamente relevante, promovendo uma reflexão sobre as contribuições africanas fundamentais para a identidade cultural brasileira.
Além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas neste primeiro dia de prova. No próximo domingo (10), será a vez das avaliações de matemática e ciências da natureza. O Enem, principal caminho para ingressar no ensino superior no Brasil, possibilita o acesso a vagas em instituições públicas e privadas em todo o país, consolidando-se como a mais importante avaliação educacional do país.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira