Neste domingo (3), data do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a jovem Victoria Maia Lima, de 17 anos, contou com o apoio especial da avó, Derbeni Maia Lima, de 69 anos, que a acompanhou ao Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho. Mais de 38 mil estudantes em Rondônia se inscreveram para o exame, mas, para Victoria, a presença de sua avó trouxe um suporte emocional incomparável.
Victoria destaca o significado da companhia da avó neste momento: “É muito importante ter a presença dela aqui, mesmo com 69 anos ela está aqui no sol comigo, me apoiando, e é muito gratificante saber que eu ainda tenho ela ao meu lado”. Dona Derbeni, que criou a neta desde a gestação, não mediu esforços para estar presente, reforçando o vínculo de carinho e incentivo que sempre existiu entre as duas.
Os cuidados da avó vão além de apenas acompanhar a neta. Com zelo e atenção, dona Derbeni trouxe água, lanches e até buscou o remédio de ansiedade que Victoria havia esquecido no carro, antes do fechamento dos portões. “Ficou no carro, voltei pra buscar, porque o remédio acalma mais ela, porque ela é ansiosa”, explicou a avó, evidenciando seu comprometimento com o bem-estar da neta em um momento tão significativo. Para dona Derbeni, ver Victoria no caminho dos estudos é motivo de orgulho e emoção: “É muito importante ver ela subindo na vida. Muito importante, é muito emocionante”.
Foto/Reprodução: Foto: Leiliane Byhain
Fonte: Portal Rio Madeira