O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (28) que cerca de 9,9 milhões de eleitores não compareceram às urnas no segundo turno das eleições municipais de 2024, representando 29,2% dos eleitores aptos a votar no último domingo (27). O índice de abstenção foi mais alto em relação ao primeiro turno, que havia registrado 21,7%.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, considerou a taxa de faltantes elevada e já anunciou que o tribunal pretende investigar os fatores que contribuíram para esse aumento. A Corte Eleitoral realizará, em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais, uma pesquisa regionalizada para identificar os principais motivos da ausência nas urnas e desenvolver estratégias que incentivem a participação em futuras eleições.
Um dos pontos de atenção é o estado do Amazonas, onde a seca tem dificultado o transporte fluvial, afetando o deslocamento dos eleitores. De acordo com a ministra, algumas cidades apresentaram abstenções muito variadas, de 16% a 30%, o que indica a necessidade de uma análise detalhada sobre os motivos regionais que levaram ao aumento de ausências nas eleições.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira