A Polícia Federal, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (Gaec) do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), deflagrou nesta terça-feira (22) a Operação Ben-Hur, que investiga possíveis fraudes milionárias em contratos de locação de viaturas para a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec). A investigação aponta irregularidades em contratos celebrados em 2021, que visavam atender às necessidades das Polícias Civil, Militar, Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros de Rondônia.
Fraude e conspiração
Segundo as investigações, a Sesdec realizou a locação de veículos sem licitação, em conluio com a empresa contratada, cujo nome não foi divulgado. O Ministério Público informou que houve uma adesão irregular a uma ata de registro de preços do Maranhão, realizada sem a devida publicidade, comprometendo a competitividade do processo. Além disso, foi constatado que os veículos entregues não atendiam às especificações contratuais, faltando itens essenciais como giroflex, sirene e rádio. O prejuízo causado ao erário público pelo ajuste desses equipamentos é significativo.
Operação e busca por provas
Na manhã desta terça-feira, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados aos investigados e à empresa envolvida, nas cidades de Porto Velho (RO) e Belém (PA). A operação visa coletar provas para comprovar as irregularidades e o envolvimento dos responsáveis na fraude, que já soma R$ 33 milhões em pagamentos feitos à empresa.
Nota da Sesdec
Em resposta à operação, a Sesdec divulgou uma nota reafirmando sua confiança nas investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. A Secretaria informou que está colaborando com as autoridades para o total esclarecimento dos fatos, reafirmando seu compromisso com a transparência e legalidade nas suas ações.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira