Nova pesquisa Quaest, divulgada nesta sexta-feira (18), mostra um cenário de disputa acirrada para a prefeitura de Porto Velho no segundo turno. Mariana Carvalho (União Brasil) aparece com 43% das intenções de voto, enquanto Léo (Podemos) soma 42%, configurando um empate técnico devido à margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, entrevistou 704 eleitores. Além dos números principais, a pesquisa indicou que 4% dos eleitores estão indecisos, enquanto 11% afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto, ou não comparecer às urnas. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-03222/2024.
Resultados da pesquisa espontânea e firmeza dos votos
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Mariana e Léo também aparecem empatados, com ambos marcando 35% das intenções de voto. Um expressivo número de 26% dos eleitores permanece indeciso, e 4% declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto.
A Quaest também investigou a firmeza das decisões dos eleitores. Dos que preferem Léo, 79% afirmam que o voto é definitivo, enquanto 20% dizem que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Mariana, 81% consideram sua escolha como definitiva, e 19% apontam que ainda podem mudar até o dia da eleição.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira