Hoje, Porto Velho será palco do emocionante Concerto Verão Amazônico, apresentado pela renomada Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho. O evento, que faz parte da temporada 2024, ocorrerá no Teatro Palácio das Artes às 19h.
A Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho nasceu de um grupo de Violinos e Flautas no ano de 2006. A empresária Marina Prestes C. Carvalho e sua filha Jéssica Mayumy (Spalla da Orquestra) identificaram a necessidade de criar uma prática em grupo para os alunos de violino e flauta da Escola de Música. Como não havia nenhuma orquestra de cordas na cidade, Marina Prestes (atual Presidente do Instituto) decidiu investir na compra dos instrumentos mais caros como contrabaixo acústico, cellos e clarinete. Juntamente com seu esposo, Maestro Marcelo Yamazaki Carvalho, começaram a realizar os ensaios e apresentações do grupo de Violinos e Flautas.
A formação atual da Orquestra foi consolidada em 2014, quando a Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho foi convidada para inaugurar o Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, representando o setor de música clássica pelo estado de Rondônia.
Hoje, depois de vários anos atuando em prol da cultura no Estado de Rondônia, o Instituto Cultural apoia a Orquestra através de Projetos Culturais aprovados pelo Ministério da Cultura, contando com o apoio de várias empresas e pessoas para que o trabalho social continue. Atualmente, o projeto sócio-cultural da Orquestra Villa-Lobos atende mais de 150 alunos com bolsas de estudo gratuitas, além de realizar concertos didáticos em escolas e dois grandes concertos anuais com 1000 ingressos totalmente grátis para a comunidade.
Este concerto é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio das empresas Havan, Instituto Saga, Banco BV, Instituto Sicoob e Banco da Amazônia. Além disso, conta com o apoio da FUNCER e do Governo do Estado de Rondônia.
Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente a partir das 18h00 na bilheteria do teatro. Não perca a oportunidade de assistir a esta apresentação única e celebrar a cultura amazônica através da música.