Patrícia Naomi Prestes Yamazaki, de 15 anos, é uma talentosa pianista de Porto Velho, Rondônia, que vem conquistando reconhecimento e prêmios em diversos concursos de música erudita. Nascida em uma família de músicos, Patrícia teve seu primeiro recital aos dois anos, encantando a plateia com seu pequeno violino. Filha do Maestro Marcelo Yamazaki Carvalho e da pianista Marina Prestes, Patrícia cresceu cercada de música e participou ativamente dos concertos da Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho, onde tocou violino, viola e, atualmente, violoncelo.
Apesar de ser uma multinstrumentista, Patrícia dedica-se ao piano, sendo aluna da renomada pianista e professora, Mestre Janne Gonçalves. Em junho de 2022, ela realizou seu primeiro recital solo no Teatro Guaporé, em Porto Velho. Desde então, Patrícia tem participado de vários encontros e masterclasses com destacados pianistas e professores tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo Me. Claudia Feitosa (UFRJ/RJ), Dr. Ronal Silveira (UFRJ/RJ), Dra. Shelly Moorman-Stahlman (Lebanon Valley College/EUA), e o renomado pianista Artur Pizarro.
Conquistas Recentes
Em julho de 2022, Patrícia ganhou o primeiro lugar na categoria I do Concurso de Piano Pró-Música em Campinas (SP). No final do mesmo ano, foi homenageada com o Troféu Jacamim de Costas Verdes, promovido pelo Governo de Rondônia, em reconhecimento à sua contribuição para a música erudita.
Em 2023, a jovem pianista conquistou o primeiro lugar em sua categoria no 35º Concurso de Piano Cidade de Albenga, na Itália, representando Rondônia em seu primeiro prêmio internacional. No mesmo ano, Patrícia também alcançou o segundo lugar no Concurso de Piano Souza Lima, em São Paulo, além de obter dois prêmios no Concurso Internacional na Colômbia.
Destaque em 2024
Em março de 2024, Patrícia conquistou o segundo lugar na categoria 4º Turno do XXXII Concurso de Piano Souza Lima, em São Paulo. Em junho de 2024, ela brilhou novamente ao ganhar o primeiro lugar na categoria 3 (15 a 18 anos) e o prêmio de Melhor Intérprete do compositor homenageado Edino Krieger no XIV Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith, realizado em Curitiba.
O Sucesso no Concurso Professora Edna Bassetti Habith
A etapa final do XIV Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith, um evento latino-americano, reuniu, entre os dias 05 e 09 de junho de 2024, 39 jovens pianistas em Curitiba. O evento contou com mais de sessenta participantes do Brasil e de países da América Latina. Patrícia, com o apoio do governo do estado de Rondônia, participou do evento e se destacou ao conquistar dois importantes prêmios: o primeiro lugar na categoria 3 (15 a 18 anos) e o prêmio de Melhor Intérprete do compositor homenageado Edino Krieger.
O pai de Patrícia, Maestro Marcelo Yamazaki Carvalho, destacou a importância do apoio do governo estadual para a participação da filha no concurso. “O apoio do governo do estado foi fundamental para que a Patrícia Naomi pudesse participar da final em Curitiba, pois, como é de conhecimento de todos, as passagens aéreas saindo de Porto Velho são absurdamente caras. Agradecemos imensamente o apoio da Sejucel, para que a música erudita também seja bem representada em todo o Brasil”, afirmou. A mãe de Patrícia, Marina Prestes, também expressou sua alegria com o resultado, destacando o orgulho de ver sua filha alcançar novas conquistas.
Apoio e Reconhecimento
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de apoiar talentos locais. “Investir em nossos jovens artistas é investir no futuro cultural do nosso estado. Ficamos muito orgulhosos de ver a Patrícia Naomi brilhando em um concurso tão prestigiado”, disse o governador.
O Secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnio Lopes, comentou: “Estamos comprometidos em apoiar nossos talentos e promover a cultura rondoniense. A participação da Patrícia Naomi no concurso é um exemplo claro de como nosso incentivo pode abrir portas e levar nossos artistas ao reconhecimento nacional”.
Próximos Passos
Patrícia Naomi Prestes Yamazaki foi selecionada para a final do concurso “Mulheres na Música”, que acontecerá em setembro de 2024, na cidade de Belém do Pará. Esse evento representa mais uma oportunidade para a jovem pianista demonstrar seu talento e continuar levando o nome de Rondônia ao reconhecimento nacional.
Patrícia Naomi continua sua jornada musical com determinação e paixão, orgulhando seu estado e inspirando jovens músicos em todo o Brasil.